Delivery de comida deve crescer durante COVID19

Estamos vivendo um tempo muito desafiador e para o mercado de alimentação fora do lar não seria diferente. Diante da recomendação de distanciamento social, o delivery ou a retirada do pedido se tornam as principais opções para estabelecimentos e clientes, neste momento. 

 Números divulgados por outros países, como China e Canadá, mostram um crescimento agressivo, chegando a 60% de aumento do número de pedidos do aplicativo Deliveryoo, nos últimos dois meses, por exemplo. 

 Por isso, é importante se preparar para esse provável aumento e se antecipar em relação a providências, para garantir um atendimento de qualidade e, acima de tudo, seguro para funcionários e consumidores. A primeira e mais importante é ouvir as autoridades de sua cidade e quais medidas estão sendo adotadas. A seguir, dicas que podem ser implementadas facilmente: 

 ● Criar novas opções de prato ou combinados com valores abaixo do ticket médio, abrindo assim o leque de clientes potenciais. 

● Colocar em promoção pratos com ingredientes que estejam próximos ao vencimento. 

● Informar, na descrição, pratos que podem ser congelados assim que forem entregues, para consumo posterior. 

● Restaurantes em que o cardápio tem o perfil de ter apenas pratos individuais, podem criar opções com porções maiores para serem compartilhadas, já que muitas famílias estão reunidas em suas casas. 

● Intensificar nas redes sociais os procedimentos de higienização durante o preparo que estão sendo adotados pelo restaurante. 

● Aos que fazem a própria logística 

● Oferecer taxa de entrega grátis na sua região e fazer a entrega a pé, com funcionários que possivelmente estarão ociosos. 

● Aumentar a área de entrega 

● Estimular a entrega sem nenhum tipo de contato. Deixe habilitado apenas a forma de pagamento online, assim o entregador pode deixar a comida na porta, sem ter contato com o cliente. Importante orientar também o cliente sobre essa prática. 

● Estimule seus clientes a darem gorjetas aos entregadores, que estão na linha de frente. 

 Recomendações para repassar aos consumidores: 

 ● Não ter contato com o entregador; 

● Tirar a comida da embalagem e colocá-las em recipientes limpos; 

● Descartar a embalagem; 

● Lavar imediatamente as mãos antes do contato direto com a comida. Lembre-se: a segurança de todos, dos funcionários aos clientes, devem ser a prioridade. Comunique e reforce, com frequência, orientações e cuidados.

feito por

Renata Freire, proprietária da RFreire Consultoria – especializada em delivery