Estamos vivendo um tempo muito desafiador e para o mercado de alimentação fora do lar não seria diferente. Diante da recomendação de distanciamento social, o delivery ou a retirada do pedido se tornam as principais opções para estabelecimentos e clientes, neste momento.
Números divulgados por outros países, como China e Canadá, mostram um crescimento agressivo, chegando a 60% de aumento do número de pedidos do aplicativo Deliveryoo, nos últimos dois meses, por exemplo.
Por isso, é importante se preparar para esse provável aumento e se antecipar em relação a providências, para garantir um atendimento de qualidade e, acima de tudo, seguro para funcionários e consumidores. A primeira e mais importante é ouvir as autoridades de sua cidade e quais medidas estão sendo adotadas. A seguir, dicas que podem ser implementadas facilmente:
● Criar novas opções de prato ou combinados com valores abaixo do ticket médio, abrindo assim o leque de clientes potenciais.
● Colocar em promoção pratos com ingredientes que estejam próximos ao vencimento.
● Informar, na descrição, pratos que podem ser congelados assim que forem entregues, para consumo posterior.
● Restaurantes em que o cardápio tem o perfil de ter apenas pratos individuais, podem criar opções com porções maiores para serem compartilhadas, já que muitas famílias estão reunidas em suas casas.
● Intensificar nas redes sociais os procedimentos de higienização durante o preparo que estão sendo adotados pelo restaurante.
● Aos que fazem a própria logística
● Oferecer taxa de entrega grátis na sua região e fazer a entrega a pé, com funcionários que possivelmente estarão ociosos.
● Aumentar a área de entrega
● Estimular a entrega sem nenhum tipo de contato. Deixe habilitado apenas a forma de pagamento online, assim o entregador pode deixar a comida na porta, sem ter contato com o cliente. Importante orientar também o cliente sobre essa prática.
● Estimule seus clientes a darem gorjetas aos entregadores, que estão na linha de frente.
Recomendações para repassar aos consumidores:
● Não ter contato com o entregador;
● Tirar a comida da embalagem e colocá-las em recipientes limpos;
● Descartar a embalagem;
● Lavar imediatamente as mãos antes do contato direto com a comida.
Lembre-se: a segurança de todos, dos funcionários aos clientes, devem ser a prioridade. Comunique e reforce, com frequência, orientações e cuidados.
feito por
Renata Freire, proprietária da RFreire Consultoria – especializada em delivery