EMBALAGENS PARA DELIVERY

A representação do seu estabelecimento na casa do cliente. 

 Cada vez mais food services aderem ao sistema de delivery´s como uma forma de aumentar a sua receita além da capacidade física de seu estabelecimento. Bem como cada vez mais brasileiros optam pela entrega a domicílio. Escolher a embalagem mais apropriada para a entrega pode ser a diferença entre ganhar e perder um cliente recorrente. Saiba abaixo o que levar em consideração ao escolher sua embalagem. 

QUAL O OBJETIVO? 

A primeira coisa a saber é quais de seus pratos você vai disponibilizar para entregas. É preciso ter tudo em mente pois isso vai afetar diretamente na escolha do material e formato. Planeje previamente qual a porção de cada prato será entregue. Os alimentos que podem ir juntos e os que exigem embalagem diferenciada. Com base nesta informação, é necessário identificar quais tipos de embalagens são mais aptas para armazenar seus produtos. 

 FORNECEDOR

A qualidade da embalagem passa diretamente pelo fornecedor. Pesquise antes de decidir. Converse com colegas que também atuam com delivery e colete percepções. Busque avaliações dos produtos na internet. Não adianta optar pelo mais barato e os produtos chegarem bagunçados ou frios na casa do cliente. Basta uma experiência ruim para comprometer a imagem do seu estabelecimento e perder um cliente. Prese pela qualidade sempre. 

 MATERIAL DA EMBALAGEM

O material da embalagem é de extrema importância. Analise qual material se adequa melhor ao que seu estabelecimento oferece. Isopor é o mais utilizado em marmitas. As caixas de pizza costumam ser de papelão. Muitos hambúrgueres são entregues enrolados em alumínio. Existem embalagens de plástico, papel cartão, etc. Se você atua com sopas ou alimentos com muito molho, utilize embalagens que impeçam o vazamento. Optar por embalagens biodegradáveis mostram engajamento com a sustentabilidade. 

EMBALAGEM PERSONALIZADA 

Quanto mais personalizada for a embalagem, maior o custo, mas maior a identificação com o cliente. Ter uma embalagem específica para cada alimento mostra capricho por parte do estabelecimento, além de ser mis prático para o cliente. Não faz sentido uma pizza broto em uma embalagem de pizza grande, por exemplo. A embalagem deve ser prática, fácil de se utilizar e chamativa aos olhos do cliente. 

 IDENTIDADE 

Assim como o atendimento do garçom na loja física personifica a impressão que o cliente constrói do seu estabelecimento, a embalagem e qualidade dos alimentos moldam como o cliente vê o restaurante e podem incentivá-lo ou não a frequentá-lo pessoalmente. Pense que um cliente que nunca foi ao seu restaurante fez um pedido via delivery. Se o alimento chegar frio ou com uma consistência diferente, essa vai ser a imagem que o cliente vai ter do seu negócio. Então invista e planeje para garantir a melhor experiência possível. 

 FICA A DICA 

Geralmente as plataformas de delivery ajudam a expandir o alcance do estabelecimento, mas também comem uma boa parte do lucro. Para conseguir uma maior conversão para o seu delivery próprio, insira em sua embalagem o telefone e promoções. Assim você incentivará o cliente a pedir novamente, mas sem utilizar a plataforma como ponte.   

feito por

Rodrigo Gordim